- Área: 10000 m²
- Ano: 2005
-
Fotografias:Rodrigo Opazo, Philippe Blanc
-
Fabricantes: Hunter Douglas, American Seating, Deca, Fanaloza, Forbo Flooring Systems, Helvex, Indalum, Limarí Lighting Design
Cidade e Paisagem
Um edifício público que constrói seu perímetro como uma fortaleza.
O novo edifício para a Sede Regional do Ministério de Obras Publicas em La Serena, se mostra aqui como uma proposta que coloca a arquitetura institucional a serviço da cidade e da região, criando espaços públicos que ajudam a dar forma urbana a um dos limites da cidade, conectando-a com seu entorno geográfico.
O novo edifício do MOP gera uma nova imagem de cidade construindo o peculiar traçado urbano de La Serena, em relação a geografia de seus terraços, através de parques e edifícios significativos, estrategicamente localizados.
O objetivo é a construção de um edifício que permite otimizar o desenvolvimento de atividades institucionais em um projeto que integra os requerimentos tanto funcionais como espaciais, em um edifício ambiental e tecnologicamente sustentável. O novo edifício constrói o perímetro articulando os espaços de uso público e de trabalho, aportando um hito urbano significativo no desenvolvimento de sua integração com o traçado urbano fundador e a geografia.
O edifício soluciona o desnível entre o primeiro terraço da cidade e o rio, e sua relação com a paisagem distante, ao mesmo tempo que articula as possibilidades de novas construções.
O acesso ao edifício se dá através de um pórtico que segue o alinhamento da malha da cidade pela rua Cirujano Videla.
Este pórtico de acesso é ao mesmo tempo uma janela à paisagem distante e ao rio. Da mesma maneira, oferece à cidade um terraço, com configuração de fortaleza, que se projeta à paisagem. Desde este pórtico se acessam todas as dependências. Adicionalmente, e em forma independente, também se pode acessar o auditório sem interferir no trabalho interno do ministério.
Seguindo o desnível, o edifício se abre em blocos que conformam pátios abertos entre eles. Os dois blocos centrais são coroados com terraços no nível da rua Cirujano Videla. Os pátios que se formam entre eles trazem ao interior do edifício a paisagem do rio, recriando os pátios da cidade.
O corpo leste, que contém o auditório, a sala múltipla e o cassino, se conecta a um terraço aberto a paisagem no segundo nível. O auditório ocupa dos níveis, sendo possível acessá-lo tanto desde o exterior, pelo segundo piso, como desde o hall interior.
Por último, dois níveis inferiores contém os estacionamentos, depósitos, sala de máquinas e serviços do edifício.